Instalando Windows XP em um Serial ATA.

Em algumas placas mãe o Windows XP não reconhece o HD SATA durante a instalação(como foi o meu caso) para resolver isso, é preciso ter o driver de suporte a sata, isso é encontrado no site de sua placa-mãe(normalmente vem com o CD de driver que acompanha a placa-mãe), e não no site do HD. Com ele é só copiar para umdisquete, e quando o windows estiver iniciando a instalação apertar F6 para abrir a opção de driver de suporte de terceiros, simples não?

Mas perai e pra quem não tem um drive de disquete?(como eu) puts ferrou, o windows XP só reconhece driver de disquete. E agora quem poderá me ajudar??

A maneira que eu encontrei para resolver isso foi criar um CD do Windows XP com o driver incluso o.O.

Para isso usei o programa unattended que é programa para customizar o CD de instalação do windows, existem varios softwares desse tipo, como o nlite, mas esse foi o unico que eu consegui fazer funcionar.

O seu uso é bem simples na primeira aba em Windows cd or directory with instalfiliesvc seleciona o cd do windows, é melhor criar um ISO dele(o Nero completo já faz isso), ao invez de copiar os arquivos.

Com isso você pode ir na aba Driver e marcar a opção Driver fo RAID- SCSI-SATA e clicar em add pra selecionar o arquivo do driver. Depois é só ir na aba Done e apertar o botão create ISO-image, pronto agora é só gravar esse ISO e instalar o Windows.

Esse programa tem varias opções, como colocar o serial, adiconar outros drivers, adicionar hotfixes(atualizações de seguranças), softwares(msn, firefox, etc), entre outras coisas, mas eu não testei essas funcionalidades mas creio que não exista dificuldades em usa-las, só tome cuidado para não encher de coisas adicionais e depois não caber em um CD(mas vc pode usar um DVD!!??).

---

Copiado do Clube do PC.

0 comentários: