O que interessa em um jogo?

Para um jogo ser bom precisa menos do que vocês imaginam. Se jogos com ótimos gráficos, vários modos e jogabilidade ótima fosse o essencial. Super Mario não seria tão famoso, tão jogado, tão conhecido... Prova disso é que posso chegar para boa parte das pessoas e perguntar o que acham de jogos de WOW, God of War, Perfect World... Realmente muitas pessoas jogam tais títulos, porém nem todos. Diversas pesquisas já foram feitas e mostra que jogos simples podem ser os mais divertidos...

Atualmente, os jogadores buscam uma distração, e uma parcela respeitável não gosta de repetição, independente de som ou não. Podemos observar títulos como Tíbia, que não possui som algum e registra recordes de acesso. O que o salva é a diversão provocada no momento em que você se une à outras pessoas e aí cria seus próprios modos de jogo... Porém isso causa um efeito colateral, em que o jogador fica preso ao jogo e o confunde com sua vida real, criando um vício ou afastamento total do jogador.

Realmente é verdade que não podemos esquecer esses jogos que possuem ótima jogabilidade, gráficos que confudem com a realidade, e verdadeiras trilhas sonoras. Porém, o humor nos gráficos, algo inusitado, diferente e simples podem montar um verdadeiro esquema de diversão. Claro que a dificuldade também é algo que pode levar um jogo bom a ser esquecido, vários e vários jogos foram e serão descartados no futuro devido à isso, um jogo em que você fica preso na primeira fase não promete muito pra o terceiro nível.

Finalizando posso dizer que esse modelo já é adotado (em partes) por alguns desenvolvedores. Posso aqui citar Grand Chase e seu erro fatal, a partir do momento em que eles criaram O Diário em que você deve jogar todo dia pra atingir certa pontuação e ganhar tal prêmio, ele cria um vínculo de vício e transforma uma diversão em obrigação, coisa que será descartada a partir do momento em que atrapalha a vida do player. Jogos que além de ser divertidos pro jogador, são aceitos pela família do player como algo divertido e será repassado adiante.


Também vale a pena dar uma olhada nesse artigo do BaixakiJogos(ideal para quem cria MMORPG's): Melhor Modelo de Pagamento MMORPG

0 comentários: