Nasa libera modelos 3D.


Se você estiver procurando um cenário ideal para trabalhar com a sua primeira cena em 3d, recomendo começar com uma imagem simulando o espaço. Dentre todas as opções, o ambiente que encontramos no espaço, facilita muito o processo de configuração da cena. Por exemplo, a simulação de uma cena que use apenas planetas, requer apenas o uso de primitivas como esferas com uma textura aplicada. A configuração da iluminação é extremamente simples, pois na maioria das vezes é apenas do sol que provêem a maior parte da iluminação e não há problema em apresentar grandes contrastes em relação à luz, pois é exatamente isso que acontece no espaço.

Para as pessoas que quiserem se aventurar, pelo menos na parte 3d, no espaço a NASA pode ajudar com o fornecimento de vários modelos 3d prontos dos seus veículos espaciais. Sim, existem vários veículos espaciais prontos para download no web site da NASA, e o melhor de tudo é que as licenças de uso do material permitem até mesmo fins comerciais para os modelos 3d.

O download dos modelos, que estão salvos no formato 3ds, pode ser feito nessa página da NASA.

Quer ver um exemplo? Abaixo uma imagem do modelo 3d da estação espacial internacional, que pode ser copiada em versões com baixa e alta resolução.

O modelo 3d foi importado para o Blender 3D, o que resultou no aparecimento de várias faces triangulares. Na imagem estou importando o modelo em baixa resolução que apresenta apenas 1,4 MB, em comparação ao modelo em alta resolução que tem aproximadamente 43 MB! Sim, o nível de detalhe desse tipo de modelo é impressionante!

Entre os outros modelos 3d disponíveis, podemos encontrar várias versões do ônibus espacial, foguetes, cápsulas espaciais, sondas de exploração e outros veículos da NASA.

Mesmo que você não queira usar o material em animações próprias, recomendo o download do material para fins educacionais. Um ótimo exercício que pretendo realizar com meus alunos é tentar criar cópias desses modelos 3d, se baseando no material original oferecido pela própria NASA.

0 comentários: